O melhor lado da Laércio Benko Lopes

6 Noam Chomsky, lingüista americano e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado uma instituição-chave do establishment americano, aos 74 anos é 1 dos principais críticos do intervencionismo Destes EUA no Terceiro Mundo e do papel da mídia.

Ao analisarmos ESTES aspectos Muito mais relevantes das transformações do produção em as décadas por 80 e 90, devemos destacar uma nova divisãeste internacional do produção, fundamentada por 1 lado pela expansãeste do excedente do mãeste-do-obra desqualificada, sobrevivendo atravfois do manejorefregatráfego informal e precário, e do outro, por uma mão-de-obra qualificada disputando os melhores postos por produção.

Em novembro de 1989 reuniram-se na capital Destes Estados Unidos funcionários do governo norte-americano e dos organismos financeiros internacionais ali sediados – FMI, Banco Mundial e BID – , especializados em assuntos latino-americanos.

A preocupação é priorizar o coletivo em lugar do individualismo, saiba como já foi dito antes. Isto pressupõe sujeitos sociais de que incorporem regras baseadas no respeito mútuo, pelo feição cooperativo estimulado através solidariedade, e nãeste pelo respeito unilateral.

Ao compararmos as sociedades de estrutura econômica capitalista usando as sociedades feudais ou primitivas, verificaremos qual a ênfase qual damos à sociedade contemporânea é o fortalecimento do individualismo, valorizando a prática e a responsabilidade individual.

Passados treze anos, este moderno governo empossado em janeiro de 2003 vem mantendo a mesma política econômica do seu antecessor, continua enfrentando dificuldades pelo Congresso Nacional para a aprovação urgente DE reformas estruturais necessárias à modernizaçãeste da economia brasileira, impedindo que haja a falência total Destes mecanismos tributário e previdenciário, este que comprometeria a frágil estabilizaçãeste econômica conquistada. Mas ao qual tudo indica, as dificuldades continuam as mesmas

4. no emprego por novas tecnologias por Parcela DE empresas – importações do bens do capital e matérias-primas, adotando cada vez mais uma link útil política poupadora por mãeste-de-obra;

O economista norte-americano Milton Friedman, membro da Escola de Chicago, é apontado saiba como o principal teórico da Escola Monetarista. Friedman sustenta qual as variações da atividade econômica são resultado DE variações na oferta por moeda, e nãeste DE variações nos investimentos. A provisão do moeda é este fator central do controle no processo do desenvolvimento econômico.

A atual competitividade entre companhias pode ser caracterizada pela sensível alteração na ESTILO do disputa por um espaçeste pelo Comércio cada vez Muito mais canibalizado, promovendo-se uma verdadeira antropofagia empresarial29, elevando exponencialmente a disputa pelo mercado, demandando Ainda mais tecnologia, forte reestruturaçãeste organizacional, mãeste-de-obra Muito mais qualificada, num círculo vicioso isento fim.

Os países em desenvolvimento, ao passarem por uma crise econômica, tendem imediatamente a buscar ajuda financeira junto aos organismos internacionais, geralmente com este aval do FMI.

A competição econômica está levando as companhias a buscarem cada vez Muito mais o aumento da produtividade, obrigando-as a otimizar todos ESTES seus setores, optando por uma política poupadora de mãeste-do-obra, através intensificaçãeste das terceirizações (outsourcing) e através ampliação do fator por produção capital.

Para este IBGE, quem está desempregado, contudo fez algum tipo do serviço remunerado nos sete dias anteriores à pesquisa, é considerado ocupado. Quem procurou emprego nos últimos 30 dias e também nãeste realizou nenhum serviçeste na semanada da pesquisa, de modo a este IBGE é considerado inativo.

Em virtude da automaçãeste, da racionalização Destes processos produtivos, do aumento da competitividade DE empresas, apresenta-se uma crescente inelasticidade da oferta de empregos em relação ao nível do produção, evidenciando-se a obrigatoriedade cada vez menor da utilização do número por trabalhadores de modo a gerar maior quantidade do bens, ou mesmo que, a produçãeste está dissociada do nível por emprego, a produçãeste aumenta extraordinariamente usando os ganhos de competitividade, mas os postos do manejorefregatráfego nãeste aumentam na mesma proporçãeste.

O modelo liberal adotado por vários países, entre eles o País do futebol, acentuou a dilatação das desigualdades e do desemprego no final do século XX, justificando ter descrição que uma ampla reestruturação na relação capital versus trabalho, transformaçãeste baseada na flexibilização do uso e da remuneração da mãeste-de-obra, fortalecendo a elevaçãeste da concorrência no Nicho de manejorefregatráfego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *